Homenageia os 90 anos da marca
O grande "barato" da moto é não ser clássica, sem frescura: farol redondo, motor e quadro expostos
Para reforçar ainda mais essa "homenagem", a R 1200 R Classic, única versão disponível à venda no Brasil, se utiliza do mesmo esquema de cores preto e branco que virou sinônimo das motos da fabricante.
Claro que ao longo dessas nove décadas, tanto o propulsor boxer como o conjunto ciclístico se modernizaram. O motor cresceu. Agora tem 1.170 cm³ de capacidade, com duas velas por cilindro. Alimentado por injeção eletrônica, ele produz 110 cv -- bem mais que os 8,5 cv da R32, com seu boxer de 486 cc da década de 1920.
A atualização no conjunto de suspensões é ainda maior. Em vez do garfo com mola da primeira BMW, essa R 1200 R Classic utiliza a inusitada suspensão Telelever (único conjunto amortecedor-mola central com os garfos sendo apenas guias), na dianteira. E na traseira, onde a R 32 era "rabo-duro", a naked usa o sistema Paralever, no qual o monobraço traz incorporado também o eixo-cardã
Nenhum comentário:
Postar um comentário