quinta-feira, 14 de março de 2013

BMW R 1200 R, naked clássica


Homenageia os 90 anos da marca



O grande "barato" da moto é não ser clássica, sem frescura: farol redondo, motor e quadro expostos
 
Não seria exagero afirmar que a R 1200 R Classic é herdeira direta da primeira motocicleta fabricada pela BMW, em 1923, a R 32. Afinal, em 2013, a naked alemã utiliza o mesmo conjunto motriz consagrado há 90 anos: motor boxer de dois cilindros opostos com transmissão final por eixo-cardã.

Para reforçar ainda mais essa "homenagem", a R 1200 R Classic, única versão disponível à venda no Brasil, se utiliza do mesmo esquema de cores preto e branco que virou sinônimo das motos da fabricante.

Claro que ao longo dessas nove décadas, tanto o propulsor boxer como o conjunto ciclístico se modernizaram. O motor cresceu. Agora tem 1.170 cm³ de capacidade, com duas velas por cilindro. Alimentado por injeção eletrônica, ele produz 110 cv -- bem mais que os 8,5 cv da R32, com seu boxer de 486 cc da década de 1920.

A atualização no conjunto de suspensões é ainda maior. Em vez do garfo com mola da primeira BMW, essa R 1200 R Classic utiliza a inusitada suspensão Telelever (único conjunto amortecedor-mola central com os garfos sendo apenas guias), na dianteira. E na traseira, onde a R 32 era "rabo-duro", a naked usa o sistema Paralever, no qual o monobraço traz incorporado também o eixo-cardã

Nenhum comentário:

Postar um comentário