terça-feira, 14 de maio de 2013

SOFTAIL


Softail é a marca registrada que identifica uma família de motocicletas da fábrica norte-americana Harley-Davidson.

A linha Softail tem como principal característica a instalação de molas e amortecedores traseiros ocultos sob a caixa de transmissão, lembrando o aspecto visual das antigas Harleys que não possuíam suspensão traseira, popularmente conhecidas como "rabo duro" (hardtail, em inglês). O nome Softail (traduzido livremente como "rabo macio") foi a consequência natural de um projeto que resgatou uma importante referência estilística da marca, mediante o emprego de uma eficiente e discreta solução técnica para a satisfação e o conforto de seus aficionados.


História 

A primeira motocicleta da linha Softail foi a FXST, lançada em 1983. Esse projeto inovador, que também apresentava o novo motor Evolution de 1340cc, é considerado um marco decisivo na história da Harley-Davidson.
Curiosamente, o conceito softail não foi gerado no coração da marca que o celebrizou. Seu criador foi o engenheiro mecânico Bill Davis, da cidade de Saint Louis, Missouri. A idéia era resgatar o visual das antigas motos hardtail, sem contudo impossibilitar o uso da máquina em viagens longas. O seu amor pelo estilo inconfundível dos quadros rígidos não o impedia de ignorar o desconforto torturante sofrido pelos riders das épocas anteriores à da suspensão amortecida.
HD no Museu
  Entusiasmado com o interesse despertado pela novidade, ele decidiu ir além da idéia de vender apenas o kit da suspensão modificada e resolveu produzir um quadro completo com o sistema softail. Apesar dessa iniciativa, ele nunca escondeu o sonho de ver a sua idéia incorporada pela Harley-Davidson. Certo dia, em 1976, Davis telefonou para a fabrica de Milwaukee e foi atendido pelo próprio Willie G. Davidson. Diante do interesse do executivo, ele se propôs a apresentar a Softail One na sede da empresa.


Na data marcada, ele apresentou a motocicleta aos engenheiros da empresa que já o aguardavam. Apesar da boa recepção, eles não mostraram o entusiasmo esperado por Davis. Mais tarde, Willie G. Davidson se juntou aos demais para apreciar a Super Glide modificada, mostrando-se bem impressionado. Ao fim da exposição, Bill Davis obteve apenas uma promessa de que seu projeto seria analisado. 


 A resposta da Harley-Davidson veio seis meses depois, na forma de uma carta assinada por Davidson, afirmando o interesse da empresa no projeto, mas ainda sem uma proposta formal. Nessa época, Daves havia montado uma empresa para fabricar a nova versão do seu quadro, a Road Worx.



 O acordo com a Harley-Davidson foi fechado apenas em 1982, quando a marca fez a oferta que atendeu às expectativas de Daves: uma participação em cada motocicleta vendida na forma de royalty. O engenheiro de St. Louis entregou a sua patente, ferramentas e os últimos quadros produzidos à empresa. Ele não podia mais fabricar o seu sistema e não teve notícias de seu projeto até o lançamento triunfal da FXST, cerca de um ano e meio depois de assinar o contrato com a Harley.



 Algumas clássicas da linha softail:


Softail Heritage Classic


Fat Boy

Softail Standart FXST



Softail Deuce FXSTD




Softail FXTB Night Train


Nenhum comentário:

Postar um comentário